4 de maio a 11 de Junho

EXPOSIÇÃO METAMORFOSES

A exposição Metamorfoses que está a decorrer no espaço Vit’Arte, Dolce Vita de Ovar é o resultado dos trabalhos realizados pelos alunos das turmas CTB, LHA e LHB, do 11.º ano, do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, no âmbito do Projeto de Leitura.

O Projeto de Leitura, desenvolvido ao longo do ano letivo, pressupõe a leitura autónoma de uma obra, escolhida entre as propostas pelo Programa de Português do Ensino Secundário, tendo em vista diferentes formas de relacionamento com a Educação Literária. Baseando-se nos princípios do Trabalho de Projeto (proposta apresentada pela docente da disciplina de Português), esta atividade obedeceu a diferentes fases: planificação, redação de um documento escrito individual e conceção (individual ou em grupo) do trabalho final – exposição Metamorfoses.

Por que razão Metamorfoses?

Do grego “metamórphosis” [“meta” (mudar) e “morfón” (forma)], este título pretende transmitir e representar as sucessivas transformações que ocorrem por parte de quem concebe os trabalhos e por quem tem o privilégio de os admirar.

Assim, Metamorfoses representa, primeiramente, a transformação das obras lidas, nomeadamente, Orgulho e Preconceito (Jane Austen), O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde), Luuanda (Luandino Vieira), Cândido ou o Optimismo (Voltaire) Felizmente Há Luar (Luís de Sttau Monteiro), Romeu e Julieta (William Shakespeare) e Ana Karenina (Leão Tolstoi) nos trabalhos expostos, fruto da imaginação e da criatividade dos alunos.

Todavia, o produto final é reflexo, também ele, de uma avalanche de pequenas transformações que se vão realizando no interior de cada um de nós, à medida que nos deixamos levar pela mão das histórias, pela melodia das palavras, pelo sussurrar das personagens que nos acompanham nessa agradável e doce caminhada que é a leitura de um livro.

Metamorfoses, ainda, porque, num mundo em mudança, urge fomentar novas formas de ensino que visem a formação holística dos alunos do século XXI, e os ajudem a desenvolver as competências essenciais, tornando-os aptos a enfrentar os desafios do novo mundo.

Metamorfoses é um convite a si, a todas as “borboletas” que visitam esta exposição. Através dos trabalhos, convidamo-lo a metamorfosear-se

Ficamos a aguardar a sua visita…